Notícias
Cachoeira do Caiado: Renascimento de um Patrimônio Natural em Vargem Alta
Publicado em: 15 de maio de 2023
Em breve o Parque Municipal Natural Cachoeira do Caiado será reinaugurado com uma infraestrutura reformada para melhor atender os visitantes, após uma década de luta que envolveu moradores, ambientalistas, voluntários, vereadores, secretários e prefeitos.
Com uma queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura e uma piscina natural, a Cachoeira do Caiado é parte importante da história turística de Vargem Alta.
Em 09 de abril de 2013 a Câmara Municipal aprovou a Lei de nº 1.007/2013, que permitiu que a Prefeitura desapropriasse uma área de 5,3 hectares no valor de R$ 400.000,00 em benefício de toda a população, com o objetivo de impulsionar o turismo e preservar o meio ambiente da região. Ainda neste mesmo ano, em agosto, fui nomeada secretaria municipal de Meio Ambiente e pude participar ativamente deste projeto.
Em 2016 participei das audiências públicas que debateram a criação do parque junto com a comunidade de Guiomar, onde discutimos e esclarecemos os impactos do parque para a comunidade e todo município. Ainda em 2016 a criação do Parque Municipal Natural Cachoeira do Caiado foi formalizada pelo então prefeito João Bosco Dias.
Hoje nós conseguimos ver o desenvolvimento daquela região, a cada dia atraindo mais residentes, propiciando o surgimento de empreendimentos voltados ao agroturismo e o fortalecimento da agricultura familiar em Guiomar.
Em janeiro de 2022, no terceiro mandato do prefeito Elieser Rabello, a Prefeitura investiu R$ 133.977,91 de recursos próprios para a reformar a infraestrutura deste patrimônio natural de nosso município, que foi bastante danificada na fatídica enchente de 2020.
Neste ano de 2023 o parque será entregue com sua infraestrutura reformada para melhor receber a população e os turistas. Tenho muito orgulho de ter feito parte desta história. Caberá a todos nós, cidadãos e cidadãs vargem-altenses, trabalharmos pela preservação e manutenção deste belíssimo pedaço de Mata Atlântica para as futuras gerações, fazendo nossa parte para o bem de toda a humanidade.
O sentimento é de gratidão em ver tudo isso se tornando realidade.